quarta-feira, 4 de março de 2020

Brincadeiras dos Anos 80

1 — Jogo do bafo

Jogo de aposta, na qual deve-se bater com a mão completamente aberta ou com a mão em forma de concha para virar o maior número de figurinhas.

2 — Taco ou Bete

O objetivo é derrubar com uma bola o alvo dos oponentes.

3 — Cabo de guerra

Duas equipes competem entre si em um teste de força puxando a corda.

4 — Queimada

O objetivo é acertar com a bola o maior número de jogadores do time adversário.

5 — Pular corda

(Duas pessoas giram a corda enquanto um ou mais participantes a pulam)

6 — Telefone sem fio

Um participante diz uma frase a outro participante. Esse deve repassar a frase conforme o que ouviu. O último participante diz o que entendeu em voz alta.

7 — Bobinho

O bobinho tem que tentar roubar a bola dos outros participantes.

8 — Gato mia

Quem está escondido deve miar para dar pistas do local onde está.

9 — Pular elástico

Dois jogadores seguram o elástico enquanto outro pula.

10 — Pique-esconde

(Uma pessoa conta até um determinado número, enquanto os outros participantes se escondem. Depois, quem estava contando vai atrás dos escondidos)

11 — Pique-pega

Um local é escolhido como o pique. Um dos jogadores deve correr atrás dos outros participantes, que não podem ser pegos se estiverem no pique.

12 — Adedonha ou Stop

Cria-se uma tabela em tópicos, cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, cores etc., que devem ser respondidas em um determinado tempo.

13 — Salve Bandeira ou Bandeirinha

O objetivo é capturar a bandeira do time adversário.

14 — Cinco Marias

(Malabarismo com pedrinhas ou bolinhas de gude)

15 — Amarelinha

(O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão)

16 — Bolinha de gude ou bolita

(Com impulso do polegar, atira-se uma bolinha tentando atingir um alvo marcado previamente ou tomar as bolinhas dos adversários, acertando-as)

17 — Detetive, vítima e assassino

Há um assassino secreto que pisca para as pessoas de modo a eliminá-las. Você precisa identificar quem ele é antes que ele mate todo mundo.

18 — Cantigas de roda

Os participantes formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca das letras das músicas.

19 — Bexiga d’água

Jogar bexigas cheias de água uns nos outros.

20 — Coelhinho sai da toca

Dois jogadores dão as mãos e formam uma toca onde os participantes devem tentar entrar.

21 — Dança das cadeiras

Consiste numa roda de cadeiras em que o número de assentos deve ser sempre inferior em relação aos participantes, aquele que não conseguir sentar ao final da música, está fora.

22 — Pega varetas

Cada jogador deve tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova.

23 — Seu mestre mandou

Um dos participantes é encarregado de ser o mestre. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou…”.

24 — Mímica

Os participantes escrevem temas em pedaços de papel e colocam em um pote. Um escolhido pega um dos papéis e terá que fazer mímicas relacionadas ao tema.

25 — Corrida de saco

Coloca-se pés dentro de um saco ou travesseiro e pulam com a intenção de chegar primeiro a um determinado lugar.

26 — Morto-vivo

Todos devem se abaixar quando o líder grita “Morto!” e levantar quando ele disser “Vivo!”. Quem erra a ordem, sai da brincadeira.

27 — Adoleta

Os participantes intercalam as mãos e cantam a música Adoleta. Quando a música acaba, o último a ter a mão batida, sai do jogo.

28 — Fui à feira…

(Um jogador diz: “Fui à feira comprar…” e o próximo deve repetir a frase e acrescentar um novo produto)

29 — A palavra é…

Um participante diz uma palavra e os outros devem encontrar uma música com a palavra citada.

30 — Soltar pipa

Com uma linha, fazer malabarismos no céu.

31 — Jogo de damas

O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário.

32 — Cama de gato ou Brincadeira do barbante

Passar por entre os dedos um cordão ou barbante que tem suas pontas ligadas e que deve se desmanchar com um único lance.

33 — Jogar dominó

O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo.

34 — Pedra, papel e tesoura ou Jokenpô

Os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo. Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou.

35 — Elefante colorido

Alguém diz a cor do elefante e todos correm para tocar algum objeto da mesma cor.

35 — Passa anel

Um dos participantes é escolhido para passar o anel. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba.

36 — Cabra-cega

Um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros.

37 — Pé de lata

Amarra-se cordas ou barbantes em latas de alumínio. Depois, o desafio é se equilibrar sobre as latas, segurando as cordas.

38 — Montar cabana

Criar uma cabana feita a partir de lençóis, jornais ou folhas de coqueiro.

39 — Jogar pião

Brincadeira clássica e antiga, em que se puxa uma corda enrolada ao pião, colocando-o em rotação no solo.

40 – Girar e rebolar com bambolê

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