Ensinando a Orar


Ensinando a Oração para os pequeninos

Nós sabemos a grande dificuldade de ensinar a oração para os pequeninos e pensando nisso tenho algumas sugestões para você entrar na imaginação deles e leva-los a ter um encontro com Deus.


Oração do Louvor Perfumado: A Educadora apresenta para as crianças um perfume e asperge sobre cada um ,dizendo que as palavrinhas vão chegar até Deus,Ele recebe o bom cheiro lá no céu ,bem perfumadas. Com isto elas estarão preparadas para entrar na presença de Deus, onde Ele mora e reina com Glória. Começa então a dizer: Senhor Jesus querido! Meu amigo, meu salvador! Te amo!...

 
Oração  do Louvor Doce:  A Educadora dá um doce para cada criança comer na hora,antes de iniciar a oração e explica que tudo que sai da nossa boca deve ser  bom e as palavrinhas  serão bem doces. Quem quer  dizer pra Deus palavras bem doces? Vamos repetir com a Educadora! Senhor tu és lindo! Eu quero o Senhor na minha vida! 


Oração de Arrependimento: A Educadora mostra um coração sujo , machucado ,cheio de remendos.Explica sobre o que significado: quando está machucado é quando a criança faz algo de ruim e não pede perdão, quando está remendado,é quando a criança faz de novo várias vezes e não pede perdão e sujo é quando a criança pensa em fazer o mal para todos se vingando  ou sem se  preocupar.

 O que fazer então? Devemos limpar nosso coração para Jesus fazer morada nele. Pedindo perdão e não fazendo mais as coisas erradas. Pois ,Jesus é limpo e só entra num coração bem limpinho.
 
 Oração de Súplica:  A Educadora usa uma cadeira e fala  para as crianças que lá no céu tem um TRONO,que Deus está lá sentado e ao seu lado está Jesus sentado a direita do Pai. Mas, vamos convidá-lo para vir aqui na EBI e sentar neste trono. Então, vamos um de cada vez até o trono, ajoelhar no colo de Jesus e pedir ajuda para Ele contando os nossos problemas.
 Oração de Sintonia:  A Educadora mostra um celular para as crianças e pergunta pra que serve? Todos vão
dizer que é pra falar com alguém que está longe.E as vezes está fora de área ou desligado e não conseguimos falar,não é? Mas tem um celular que está sempre em sintonia com Deus . É só ligar que Ele os ouve e atende. Sabe qual é ? Sim a ORAÇÃO. Vamos ligar agora e falar com Ele! A Educadora simula fazer a ligação e começa a oração...
Oração de Libertação: A Educadora faz algemas de papel e escreve nelas palavras como: desobediência, brigas, palavrões, medo,raiva, preguiça, separação,vícios,violência... Então ,se explica que ao colocá-las elas estão mostrando que não aceitam mais essas coisas e durante a oração elas irão arrebentar as algemas .Se libertando dos problemas!


Unção com o Cálice da Verdade:  Com um cálice de água,a Educadora faz uma consagração e explica que ao beberem passarão a falar somente e VERDADE ,pois o Pai da Mentira é o diabo. Mesmo que na hora de
falar a verdade por algum motivo sejam punidos devem ser filhos de DEUS com a verdade.

29 comentários:

Anônimo disse...

adorei as sugestões aplicarei na minha ebi estou amando este site
ja indeiquei para minha conpanheiras .

ELIANE FREITAS disse...

OLÁ BOM DIA, AMEI A PAGINA DA SRA. OBRIGADO POR DIVIDIR CONOSCO
BJIS

marilia criações disse...

MARAVILHOSO TIA MAIRA,POIS TEMOS QUE RENOVAR COM IDEIAS NA EBI,E TER A CERTEZA QUE AS CRIANÇAS REALMENTE COMPREENDERAM A AULINHA.VOU POR EM PRÁTICA TODAS AS IDEIAS...
...BJSS,DEUS ABENÇOE SEU MINISTÉRIO!!!

Susan Araujo disse...

Amei, as ideias da senhora!
Muito obrigada, por dividir com todas nos, esse tesouro. Tenho certeza que muitos pequeninos serão abençoados, devido esses recursos e dicas.
Beijinhos
Educadora Susan - Ribeirao Pires II

Dionéia Bernardo-RS disse...

Olá dna Maira!!! Q lindas idéias, sou educadora de Gravataí pda 59, e como é bom poder trazer coisas novas para as crianças, e assim levá-los a Deus!!! Muito obrigada!! Mil bjks

Anônimo disse...

OBRIGADA PELA A DICA, NÃO SABIA COMO FALAR PARA MEU FILHO DE 7 ANOS. ACHEI. BEIJO PENHA DO RIO DE JANEIRO.

kacilene sousa disse...

amei muito este site, é tudo de bom pois estou amando dar aula as crianças elas também estão amando dar pra ver.muito obrigado.

Anônimo disse...

Simplesmente amei

Anônimo disse...

Graça e paz irmã amei seu blog q o nosso Deus continue te abençoando. a Paz de Cristo

Anônimo disse...

que legal
amei tudo

Jercica Rocha disse...

vou começar a trabalhar com crianças,estou amando as sua dicas.

MARIA L.M disse...

AMEI ESTE TEMA ENSINANDO A ORAR...
OBG POR COMPARTILHAR.

Anônimo disse...

Amei de verdade muito bom o ensino para as crianças como devem orar....PARABÉNS pelo seu trabalho e dedicação na obra do Senhor....muito obrigada por compartilhar conosco e tbm nos ensinar...bjusssss ELAINE

Anônimo disse...

ameiiiii todas as novidade trabalho com crianças estou amando esse blog

Raquel Milaine disse...

Amei todas as dicas, tenho lido e colocado em prática, que Deus abençõe a senhora cada dia mais e mais......Bjinho !!!!

Anônimo disse...

Adorei as sugestões... irei utilizá-las em minhas aulinhas e tenho certeza que Deus irá abençoar grandiosamente! Que Deus te abençoe também ainda mais "Tia Maria" *-----*

Anônimo disse...

Obrigado Senhor Jesus !
Obrigada Tia Maria !!
Eu Adorei vou da Início as minhas aulas nesse domingo e estava sem idéia de como ensinar a Ora e mim ajudou muito mais do que eu precisava.

Anônimo disse...

Amei as orientações que DEUS te abençoe muito.

Laís Corrêa disse...

Muito obrigada querida Tia Maira! Este Blog é uma benção! ;) Beijos

Marilene dias oliveira marilene disse...

Amei esta lição e estou repassando essa semana para os meus pequeninos.
Muito Obrigada Tia Maira! Que Deus continue te abençoandi

Anônimo disse...

Nossa muito legal ,vou começar agora na Obra de Deus,e simplesmente adorei as dicas ,as crianças vao sentir a presença de Deus sempre que orarem !

Consultora em Educação disse...

Ambientes barulhentos agridem

Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

“Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

“Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.

“Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.” (Sl 33:3 – NVI)

Maria Neusa disse...

amei este belo e criativo encontro vai me ajudar afalar de orãção com meus pequenos muito obrigada que deus te ilumine cada vez mais para trocarmos muitas experiencias bjs Neusa comunidade santa clara pinda

xandra santos disse...

Poxa muito bom mesmo essas dicas e sugestões, vou aplicar em minhas aulinhas,e vou esta compartilhando com todas voces os resultados, obrigado que o SENHOR JESUS CRISTO continue abençoando a senhora e nos dando mais idéias.

Unknown disse...

Eu amei essa aula, muuito criativa! Que Deus continue abençoando a sua vida Tia Maira!

Anônimo disse...

Parabéns Deus abençoe

Tallyta Tavares disse...

Que maravilha, eu nao conhecia seu blog maira.
Parabens! minha aulinha será ainda mais eficaz agora.

claudia prux disse...

Parabéns me ajudou muito Deus a abençoe.

Mayra Calefi disse...

Muitíssimo obrigada por essa aula!
Me deu uma ótima base pra aula de oração que preciso fazer!
Deus abençoe imensamente o seu ministério!

Postar um comentário

Minha lista de blogs