Passos da Aulinha Cristã



Apresentação  
 Emocionômetro- Faça um desenho (ex:flor; coração;carinhas tristes ou alegres)onde a criança irá se apresentar dizendo o nome, escolhendo a expressão que demonstra como está se sentindo e porque.Assim você poderá saber como a criança está emocionalmente neste dia.




                  Alegre                                                   Triste


Jogo da garrafa- Todos sentados em círculo,com uma garrafa de plástico pet vazia no centro,uma criança gira a garrafa,quando parar ela terá o bico apontando para uma outra do círculo , que responderá as perguntas do grupo dizendo primeiramente o nome.A criança escolhida deverá após responder girar a garrafa e assim sucessivamente com as demais.
Cara–metade -A Educadora recorta e cola em cartolina várias gravuras,depois parte ao meio e distribui para as crianças. Depois elas irão procurar a sua cara-metade. E se apresentaram juntos ao grupo todo.





Oração Inicial  
  
Trono de Deus A Educadora coloca uma cadeira representando um trono ,onde cada criança virá a frente e falará com Jesus,que estará sentado ali ouvindo as suas orações.



Palavras Doces-A Educadora irá colocar gotinhas de mel ,ou alguma outra coisa doce na boca de cada criança, que irão orar dizendo as palavrinhas doces para o Senhor Jesus. 



Coração de Papel- A Educadora distribuirá um coração papel onde cada criança escreverá coisas ruins,como exemplo tristeza,solidão,angustia,desobediência,...Então ,no momento da oração a criança rasga o coração em pedacinhos pedindo pra Jesus limpar o coração.
Algemas de papel- A Educadora  distribui algemas de papel para cada criança escrever o seu problema na algema.Exemplo: fazer xixi na cama, chupar dedo, notas ruins,...No momento da oração as crianças arrebentam as algemas para se libertar do problema.


Captação da Palavra de Deus
A Educadora poderá usar álbum seriado com gravuras, dramatização, fantoches ,dedoches , tvzinha de papelão, historinha em quadrinhos, gravuras em sequencia, relato e exposição de idéias.

Memorização de Versículo

A Educadora poderá usar varal,versículo embaralhado, telefone sem fio, ditado relâmpago, pesquisa na bíblia, atividades de recortar e montar.

Momento da Oferta e Dízimo

Oferta como Presente- A Educadora leva para a sala uma caixa linda de presente e oferece a uma criança que irá abrir na frente de todos. Dentro da caixa só tem um palito de fósforo queimado ,a criança ficará decepcionada. A Educadora explica que o mesmo acontece quando não damos nada a Jesus,ou damos qualquer coisa de presente (oferta) Ele ficará triste com a nossa oferta ruim,pois temos que oferecer sempre o melhor.

Festa de Aniversário - A Educadora usa o exemplo de uma festa de aniversário,onde o aniversariante aguarda seus convidados com alegria,prepara aquela festa com doces, balões, brincadeiras, lembrancinhas,... Porém os convidados chegam e nada trazem nas mãos. Como ficará triste o aniversariante. Bom,  a Festa representa a aulinha na EBI, os convidados são representados pelas crianças, as guloseimas e brincadeiras são as muitas bençãos, e o Aniversariante é o Senhor Jesus. Mas, e os presentes que não trouxeram? Seria a oferta! Temos que dar sempre um presente legal pra Jesus,não é mesmo! Ele merece!

Ovelhinhas- A Educadora usa o exemplo das 10 ovelhinhas.O pastor começa a contar suas ovelhas uma a uma, e a primeira ovelhinha na contagem é separada para Deus. Dízimo é devolução. As demais são do pastor.


Árvore com frutos- A Educadora mostra um cartaz contendo uma árvore cheia de 10 frutos ,conta-se uma a uma , e separa a primeira fruta para Deus.É a devolução do Dízimo.






Música -
A Educadora poderá cantar com as crianças músicas com gestos.(na guia tem algumas sugestões).


Encerramento-
A Educadora poderá usar propósito como: Gotinha da Obediência; Cálice da verdade; Unção contra o medo;  Unção da Proteção ; Balinha ungida contra a mentira;


Ou ainda, encerrar com uma brincadeira calma como: O mestre manda; O que está diferente; jogo das mímicas, Quem sabe sabe?;  ( na guia tem sugestões de Dinâmica).

21 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar conosco essas idéias que são uma inspiração de Deus, para que o nosso trabalho seja ainda mais eficaz em alcançar essas alminhas e levá-las até o Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Amei o site dona Maira...a senhora nos ensinou muito quando passou aqui na IURD Água Boa ( Dourados MS )...não me esqueço de seus ensinamentos para prender a atenção das crianças e ensiná-los a Palavra de Deus na linguagem deles...Que Deus abençoe sempre seu ministério ...bjus das tias da IURD-Água Boa !!!!

    ResponderExcluir
  3. Não sou educadora...Apenas auxiliar de educadora...Mais sempre trago essas ideias criativas a ela...Estou buscando o Batismo no Espirito Santo para me tornar Finalmente uma educadora...esse blog é muito legal e organizado amei...Agradeço a Deus por usa vc para fazer algo tão legal e ajudar muitas educadoras a chegar antes do tempo!!!

    ResponderExcluir
  4. muito bacana vou usar todas na minha ebi vai ser uma bençao

    ResponderExcluir
  5. DONA AMO SUAS DICAS AGRADEÇO PORNOS EMPRESTAR NOVAS IDEIAS SOU SIMONE GARCIA CONSELHEIRA DO TF TEEN DA IURD DE CANUDOS1 DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO DA REGIAO DE CAMPO BOM. JA FIZ VARIAS COISAS QUE A SENHORA ENSINOU AMEI A SALSICHA ESPETADA NA MASSA E MUITOS OUTROS QUE JESUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor Jesus amada gostaria de saber se da pra você manda suas lições de educadora para o meu email nathisznildo@hotmail.com Deus continue te abençoando grandemente varoa

    ResponderExcluir
  7. gostei muito das dicas estava perdida como fazer pra dar as aulinhas pois sou nova na EBI Tem como a sn. mandar as atividades para o meu email mariangel325@gmail.com souda IURDde Itajuipe região de Itabuna eu sou cordenadora da EBI não tenho noção o que fazer. ass :
    Angela

    ResponderExcluir
  8. obrigado pela dica precisava muito de uma ideia pra passa para as crianças sobre o dizimo que a abençoe sempre

    ResponderExcluir
  9. Muito legal vou usar na EBI da minha igreja todas as dicas

    ResponderExcluir
  10. Gostei das dicas, bjs Deus te abençoe grandemente em nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  11. oi parabens,vc tem alguma aula com tema temos que fazer a diferença como cristao direcionando para crianças

    ResponderExcluir
  12. Obrigado tia Maria eu gostei muito da dica mais eu queria mesmo era dica, para crianças do maternal 1 até 3 anos

    ResponderExcluir
  13. Obrigado tia Maria eu gostei muito da dica mais eu queria mesmo era dica, para crianças do maternal 1 até 3 anos

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana estas dicas vou praticar. Deus
    Elaine



    à abençoe.


    ResponderExcluir
  15. Gostei muito das dica obrigada vou usa na ebi da minha igreja

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito de conhecer seu blog, que Deus a abençoe e a conserve em seu primeiro amor! ♥

    ResponderExcluir
  17. Amei seu blog, obrigada vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  18. Amei seu blog, obrigada vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  19. Fazia tempo que parei de olha seu blog porque temos o planejamento mais amei rever novamente sempre que puder vou dar uma olhada

    ResponderExcluir

Post da Página do Face : Mensagem para voce! ( Maira Sanches)

  30-POST Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Romanos 2:11 Quando uma pessoa se sente discriminada, ela perde a vontade de viv...