terça-feira, 8 de agosto de 2017

Como aplicar a aulinha com diferentes idades na EBI





Bom  amigas Educadoras!
Nas Ebi's  de bairro em alguns dias encontramos dificuldades em ministrar a aulinha
devido as diferentes idades das crianças, poucas salas ou talvez só uma Educadora.
Atendendo a solicitação de amigas pedindo orientações ,resolvi  passar algumas dicas:

* Antes de começar a aulinha procure organizar as crianças em grupos de idades próximas: tipo 4,5,6,7  outro 8,9,10, 11
(mesmo que as crianças já estejam sentadas , organize para que elas já percebam quem é a autoridade sem precisar gritar ou ser rude)

* Grupos organizados faça uma apresentação onde cada um se conheça e esclareça que ali vão aprender como fazer amizade com um novo amigo: "JESUS".
( Diga para as crianças O receberem com honras, palavras doces, ex: Seja bem vindo Jesus na nossa aulinha hoje! Nós queremos que o Senhor participe conosco de tudo aqui!...)

*Se não houver cartazes com as regras nas paredes ou quadro, elabore com eles em acordo atitudes certas e erradas...

* Se houver alguma criança rebelde ou agressiva, nunca chame a atenção em grupo no primeiro momento, assim que todos estiverem realizando alguma atividade, a Educadora chama a criança
em particular, com voz mediana, e faz perguntas diretas: ex:  Porque vc está assim? O que aconteceu na sua familia? Vc está sendo maltratado em casa? Quem bate em vc? Quem fala esses Palavrões pra vc ?... O Espírito Santo vai dirigir o diálogo, pois essas crianças tem problemas sérios de agressão ou de abuso, ou ainda de abandono...Pedem socorro!
Então, a Educadora com muito amor, paciência irá  abraçá-la e tornar-se amiga da criança!
(As crianças se rendem ao Amor,não vão querer te entristecer !)

*Procure sempre usar o grupo de crianças maiores para fazerem teatro para os menores:

*Se em cada aulinha as crianças aprenderem um fruto ou uma palavra ,ela levará para toda a vida.

*Existem os passos da aulinha para a Educadora não se perder em fazer o desenvolvimento da aulinha,mas quem irá mostrar se a Educadora troca de passo são as crianças que exploraram cada etapa no tempo delas.

*Peça a Deus para ter Ele o controle da aulinha e vc será instrumento, mas não faça aulinha como um Robô, pois as crianças percebem e jamais vão encontrar Jesus assim! As aulinhas na EBI devem ser
para agradar a Deus e não um deposito para evitar a bagunça no salão durante a reunião dos adultos!

* Crianças pequenas use dramatização e cantos com gestos, brincadeiras com objetos  ou de imitações... A palavra deve ser curta pois elas tem pouco tempo de concentração tipo no máximo 15 minutos...Já as maiores , querem ser ativas , participarem com atividades para ajudarem ,são prestativas. Tempo de concentração no máximo 30min.
E o que fazer com o tempo restante??????? Aí entra os passos que vc tem preparados antecipadamente.

*A palavra nunca deve ser lida diante das crianças, leia antes e converse sobre o tema com eles . Vc verá que vão te surpreender ...Eles conseguem explicar com as palavras simples o que nós dificultamos...

* Cante músicas com gestos, ou brincadeiras de ordem de comando para eles voltarem a calma , quando a aulinha sair dos trilhos e virar bagunça.


Que Deus abençoe a todas , espero que eu tenha ajudado!













2 comentários:

maira sanches disse...

Obrigada Ana Guimarães por abordar o tema acima!Espero que tenha ajudado!

Ana Guimarães disse...

Boa tarde Tia Maira
Amei as Dicas de hoje para as aulinhas Mistas, pois realmente é uma dificuldade que muitas igrejas de Bairro enfrentam!Eu que agradeço todos seus ensinamentos e carinho com que faz o Blog!Que Deus continue a abençoa-la mais e mais!Bjs...

Postar um comentário

Minha lista de blogs