domingo, 24 de junho de 2012

Abraão No Monte Moriá (ENVELOPE DE FOGUEIRA SANTA NA EBI)



Letra da Musica Moriá para cantar na EBI


Recursos Visuais para contar a História






Deus Chama a Abraão

Abraão era pastor: Deus falou-lhe assim: - Saia de sua terra. Deixe sua pátria, seus parentes, deixe a casa de seu pai. Vá para o país o qual Eu lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação. Abençoarei e engrandecerei o seu nome. Por sua causa, todos os homens ficarão sabendo o que significa ser abençoado por Deus. A todos os que lhe quiser bem, eu também hei de querer bem. A todos os que lhe quiser mal, Eu os amaldiçoarei. Em você serão abençoados todos os homens.
Abraão pôs-se a caminho, como Deus lhe havia mandado. Nesta época ele já estava com 75 anos de idade. Levou consigo sua mulher Sara, seu rebanho e todos os seus criados. Deus resolveu mudar o nome de Abrão para Abraão, que significa "pai de muitas nações". E de Sarai para Sara, que significa "princesa". Abraão se dirigiu ao país que Deus tinha prometido a ele e aos seus filhos. Era um país com terras boas e férteis. Chamava-se Canaã. Ali, Abraão ergueu altares para adorar a Deus (Gn 12,1-8).
Deus firma uma Aliança com Abraão
Uma noite Deus disse a Abraão: - Não tenha medo. Eu protegerei você e o farei ficar rico. Abraão respondeu: - Para que vou querer ser rico se o Senhor não me der o mais importante? Não tenho filho algum que seja meu herdeiro e perpetue meu nome. Então Deus disse a Abraão que tinha saído da tenda: - Olhe para o céu. Conte as estrelas, se conseguir, numerosos como as estrelas serão os filhos e filhas que você vai ter. Abraão confiou em Deus e Deus reconheceu a fé de Abraão.
Abraão tinha armado a sua tenda perto dos carvalhos de Manbré. Era meio-dia. Ele estava sentado à entrada da tenda e viu que chegavam três homens. Abraão se levantou e correu ao encontro deles: - Não passem longe da minha tenda. Entrem e descansem. Abraão ofereceu àqueles forasteiros manteiga e leite, carne e pão. Depois da refeição, um dos convidados perguntou: - Abraão onde está a sua mulher, Sara? – Está aí na tenda, respondeu Abraão. O forasteiro disse: - Voltarei no ano que vem, nessa mesma época. Então, Sara dará à luz um filho.
Sara estava na tenda, atrás de Abraão. Ouviu o forasteiro falando e ria, pensando: -Esse forasteiro não sabe a idade que eu tenho; Abraão também é um homem idoso. E o forasteiro perguntou: - Acaso há algo impossível para Deus? (Gn 15,1-6; 18 1-14).
A fé de Abraão
Deus cumpriu sua promessa. Sara, mulher já bastante idosa (90 anos), chegou a ser mãe. Abraão, que também era idoso (100 anos), foi pai e teve um herdeiro. Sara e Abraão deram a seu filho o nome de Isaque que quer dizer: “ele ri”. Isaque ia crescendo.
Deus quis pôr Abraão à prova. Disse-lhe: - Vá ao alto do monte e leve seu filho único, a quem você ama tanto, e ofereça-o em sacrifício para mim. De madrugada, Abraão foi buscar um jumento e colocou lenha em cima dele. Depois chamou seus criados e seu filho. Caminharam três dias em direção ao monte. Quando chegaram ao monte, Abraão mandou que os criados ficassem ali com o jumento: - Eu vou subir com Isaque ao monte. Depois de rezar e de oferecer um sacrifício, voltaremos.
Isaque ia carregando a lenha. Abraão levava o facão e uma vasilha com brasas ardentes. – Pai, disse Isaque, estamos levando a lenha e o fogo, mas não levamos vítima para o sacrifício. Abraão então respondeu: - Deus cuidará disso. No alto do mente, Abraão fez um altar de pedras, colocou sobre ele a lenha, em seguida, amarrou seu filho Isaque e o colocou em cima da lenha, puxou o facão contra o menino e então ouviu uma voz: "Abraão! Abraão!" 
"Estou aqui." 
- disse Abraão. – Não faça nada contra o menino. Você já provou que me escuta e confia em mim, já que estava disposto a sacrificar para mim seu único filho, Isaque.








Fantoche para contar a história:

Faça a tenda colorindo bem bonito, pinte também a Abraão,corta nos pontilhados e dobre as pontas fazendo delas uma porta, depois recorte Abraão e cole atras dos pontilhados.


Palitoches, recorte e cole palito de picolé atras dos personagens.Cada criança leva para casa ,para contar a historia aos pais:






Atividades para colorir:
























Que tal encerrar no dia 15 de Julho com um Bolo Especial na sua EBI.




quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dica

Capas de Relatórios Diários
Pensando na praticidade e boa apresentação dos Relatórios Diários das Educadoras.
Sabendo que aos Domingos é aquela correria!rsrsrs Tenho uma Dica, se gostarem  comentem por favor!
Abaixo estão capas dos Relatórios já tamanho A4, você só terá que imprimir um por Domingo e preencher os dados de identificação.
 Na folha terá uma linha pontilhada que você irá dobrar ao meio.
Ficará no modelo de livrinho, também postei a folha de Diário para imprimir (duas por A4).É só recortar e grampear dentro da capinha e pronto!
 Entregue para a Esposa  da sua IURD ou Região.

Pode colocá-las dentro de uma caixinha decorada no armário das  Educadoras assim quando precisarem tem sobrando. Beijos gurias!









segunda-feira, 18 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Sogra de Pedro

A CURA DA SOGRA DE PEDRO

Mateus 8, 14-15 / Marcos 1, 29-31 / Lucas 4, 38-39

Como ensinar essa historinha:

Pedro era aquele que Jesus havia chamado para ser “pescador de homens”. Depois que saíram da sinagoga onde tinham libertado um homem de um espírito mau, Jesus foi com Tiago e João à casa de Pedro e André, que eram irmãos.
Pedro era casado e sua sogra estava de cama com uma febre muito alta. Ela podia morrer a qualquer momento e por isso todos estavam preocupados e pediram a Jesus que fizesse algo por ela.
Jesus aproximou-se da cama deu ordem para que a febre saísse e a pegou pela mão. Na mesma hora a febre passou.A sogra de Pedro sarou completamente e passou a servir Jesus e a todos que estavam ali.


Jesus realizava muitos milagres. Na história da Sogra de Pedro,o que mais
chama a atenção, é que ela imediatamente passou a servir a todos .
Claro,que ela estava grata,mas não pensou só servir a Jesus, ,mas a todos.
Jesus veio para salvar a todos.E nos pediu para que amassemos a todos!

Atividades:

Faça o versículo embaralhado para as crianças pesquisarem na Bíblia e 
escreverem corretamente.



domingo, 3 de junho de 2012

Dorcas

Como ensinar esta historinha:
VERSÍCULO
“E não nos cansemos de fazer o bem.” Gálatas 6:9



Pode ser feito um varal de roupas de papel e escrever partes do versículo em cada peça, pendurá-las com um barbante na sequência correta.


Após , conta-se a história fazendo uma dramatização usando as crianças:
Dorcas amava muito a Jesus. Ela era uma costureira. Costurava roupas lindas. Dorcas viu umas criancinhas com roupas velhas, velhas. Viu as mães das criancinhas com roupa toda remendada e disse: - “Vou costurar roupas novas para vocês!”Dorcas costurou uma porção de roupas bonitas. Deu-as para as criancinhas e para suas mamães.- “Muito obrigado pelas roupas!” – Disseram as criançasTodos na igreja amavam a boa costureira.


Mas, um dia, que tristeza! Dorcas adoeceu e morreu.


As pessoas choravam muito vendo sua amiga morta.
Alguém lembrou: 
- “Pedro, o discípulo de Jesus, está numa cidade aqui perto. ElePode vir e nos animar e nos consolar com orações. Vamos Chamá-lo!”Dois homens foram depressa chamar Pedro.


Quando Pedro chegou, as mulheres, chorando, mostraram-lhe as roupas que Dorcas lhes tinha dado. Falaram de como ela era bondosa e amada por todos. 
Pedro pediu: 
- “Deixem-me sozinho aqui no quarto, ao lado do corpo de Dorcas.”
As pessoas saíram. Pedro ficou só. 


Ele orou e pediu que Deus fizesse Dorcas viver de novo. 
E Deus ouviu a oração de Pedro.

Dorcas voltou a viver.
Pedro a levou e a mostrou viva às pessoas. Foi uma alegria imensa.
A boa amiga Dorcas estava com elas outra vez.




Explicação:

A mensagem que foi deixada nesta história é que fazer o Bem agrada a Deus.

E que Dorcas ajudava tanto as pessoas que esqueceu de cuidar de si mesma.
Mas, Deus ouviu a oração de Pedro e a vez RESSUSCITAR.

Tudo é possível aquele que crê! E Pedro pediu para ficar sozinho,pois sabia que ali 
havia pessoas que não acreditavam que ela iria Ressuscitar.


De repente lá na sua casa, ninguém acredita mais que você vai mudar, vai deixar 
de ser mal educado, desobediente,mentiroso,bagunceiro ,preguiçoso e ainda deixar de ir mal na escola. Isso, tudo é como se você estivesse muito doente .


Mas, você fazendo o Bem, sendo obediente,estudioso,verdadeiro,trabalhador e organizado.Você estará agradando a Deus e Ele dará a você uma vida Nova! 

E acima de tudo ,você deve vir na EBI (IGREJA) e orar todas as noites para Jesus te dar uma VIDA ABENÇOADA!







Qual roupa você vai usar no DOMINGO para ir na  Escolinha da Igreja ?




Bonecas de EVA com velcro








Páscoa

Minha lista de blogs