domingo, 24 de junho de 2012

Abraão No Monte Moriá (ENVELOPE DE FOGUEIRA SANTA NA EBI)



Letra da Musica Moriá para cantar na EBI


Recursos Visuais para contar a História






Deus Chama a Abraão

Abraão era pastor: Deus falou-lhe assim: - Saia de sua terra. Deixe sua pátria, seus parentes, deixe a casa de seu pai. Vá para o país o qual Eu lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação. Abençoarei e engrandecerei o seu nome. Por sua causa, todos os homens ficarão sabendo o que significa ser abençoado por Deus. A todos os que lhe quiser bem, eu também hei de querer bem. A todos os que lhe quiser mal, Eu os amaldiçoarei. Em você serão abençoados todos os homens.
Abraão pôs-se a caminho, como Deus lhe havia mandado. Nesta época ele já estava com 75 anos de idade. Levou consigo sua mulher Sara, seu rebanho e todos os seus criados. Deus resolveu mudar o nome de Abrão para Abraão, que significa "pai de muitas nações". E de Sarai para Sara, que significa "princesa". Abraão se dirigiu ao país que Deus tinha prometido a ele e aos seus filhos. Era um país com terras boas e férteis. Chamava-se Canaã. Ali, Abraão ergueu altares para adorar a Deus (Gn 12,1-8).
Deus firma uma Aliança com Abraão
Uma noite Deus disse a Abraão: - Não tenha medo. Eu protegerei você e o farei ficar rico. Abraão respondeu: - Para que vou querer ser rico se o Senhor não me der o mais importante? Não tenho filho algum que seja meu herdeiro e perpetue meu nome. Então Deus disse a Abraão que tinha saído da tenda: - Olhe para o céu. Conte as estrelas, se conseguir, numerosos como as estrelas serão os filhos e filhas que você vai ter. Abraão confiou em Deus e Deus reconheceu a fé de Abraão.
Abraão tinha armado a sua tenda perto dos carvalhos de Manbré. Era meio-dia. Ele estava sentado à entrada da tenda e viu que chegavam três homens. Abraão se levantou e correu ao encontro deles: - Não passem longe da minha tenda. Entrem e descansem. Abraão ofereceu àqueles forasteiros manteiga e leite, carne e pão. Depois da refeição, um dos convidados perguntou: - Abraão onde está a sua mulher, Sara? – Está aí na tenda, respondeu Abraão. O forasteiro disse: - Voltarei no ano que vem, nessa mesma época. Então, Sara dará à luz um filho.
Sara estava na tenda, atrás de Abraão. Ouviu o forasteiro falando e ria, pensando: -Esse forasteiro não sabe a idade que eu tenho; Abraão também é um homem idoso. E o forasteiro perguntou: - Acaso há algo impossível para Deus? (Gn 15,1-6; 18 1-14).
A fé de Abraão
Deus cumpriu sua promessa. Sara, mulher já bastante idosa (90 anos), chegou a ser mãe. Abraão, que também era idoso (100 anos), foi pai e teve um herdeiro. Sara e Abraão deram a seu filho o nome de Isaque que quer dizer: “ele ri”. Isaque ia crescendo.
Deus quis pôr Abraão à prova. Disse-lhe: - Vá ao alto do monte e leve seu filho único, a quem você ama tanto, e ofereça-o em sacrifício para mim. De madrugada, Abraão foi buscar um jumento e colocou lenha em cima dele. Depois chamou seus criados e seu filho. Caminharam três dias em direção ao monte. Quando chegaram ao monte, Abraão mandou que os criados ficassem ali com o jumento: - Eu vou subir com Isaque ao monte. Depois de rezar e de oferecer um sacrifício, voltaremos.
Isaque ia carregando a lenha. Abraão levava o facão e uma vasilha com brasas ardentes. – Pai, disse Isaque, estamos levando a lenha e o fogo, mas não levamos vítima para o sacrifício. Abraão então respondeu: - Deus cuidará disso. No alto do mente, Abraão fez um altar de pedras, colocou sobre ele a lenha, em seguida, amarrou seu filho Isaque e o colocou em cima da lenha, puxou o facão contra o menino e então ouviu uma voz: "Abraão! Abraão!" 
"Estou aqui." 
- disse Abraão. – Não faça nada contra o menino. Você já provou que me escuta e confia em mim, já que estava disposto a sacrificar para mim seu único filho, Isaque.








Fantoche para contar a história:

Faça a tenda colorindo bem bonito, pinte também a Abraão,corta nos pontilhados e dobre as pontas fazendo delas uma porta, depois recorte Abraão e cole atras dos pontilhados.


Palitoches, recorte e cole palito de picolé atras dos personagens.Cada criança leva para casa ,para contar a historia aos pais:






Atividades para colorir:
























Que tal encerrar no dia 15 de Julho com um Bolo Especial na sua EBI.




4 comentários:

  1. Olá Maria!
    Parabéns pelo trabalho!
    “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)
    Tenha uma excelente semana!
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    Convido para que leia e comente “AGORA OLGA FEZ YOGA” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Tia Maíra, amei seu blog, vou usar para aprimorar as aulas aki na Sede arujá.

    Na fé

    Tia Taty

    ResponderExcluir
  3. Tia Maira quando era pequena participava das suas aulinhas aqui em Cachoeirinha RS.
    Bjos Thais

    ResponderExcluir
  4. Oi,querida Thais!!!
    Lembro de vc com muito carinho!E de toda a família,bjs pra todas!

    ResponderExcluir

Post da Página do Face : Mensagem para voce! ( Maira Sanches)

  30-POST Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Romanos 2:11 Quando uma pessoa se sente discriminada, ela perde a vontade de viv...